Seguidores

domingo, 27 de maio de 2012

Falando em cachorro...




O cão é um mamífero canídeo e talvez o mais antigo animal doméstico. Teorias postulam que surgiu da domesticação do lobo cinzento asiático pelos povos daquele continente há cerca de 100.000 anos. Ao longo dos séculos, através da domesticação, o ser humano realizou uma seleção artificial dos cães pelas suas aptidões, características físicas ou tipos de comportamentos. O resultado foi uma grande variedade (mais de 400 raças) canina, que actualmente são classificadas em diferentes grupos ou categorias. O vira-lata (Brasil), ou rafeiro (Portugal) é a denominação dada aos cães sem raça definida, SRD, ou mestiços, descendentes de diferentes raças.

O cão é um animal social que na maioria das vezes aceita o seu dono como o “chefe da matilha” e possui várias características que o tornam de grande utilidade para o ser humano, possui excelente olfacto e audição, é bom caçador e corredor vigoroso, é actualmente omnívoro, é inteligente, relativamente dócil e obediente ao Homem, com boa capacidade de aprendizagem. Desse modo, o cão pode ser adestrado para executar grande número de tarefas úteis ao homem, como cão de caça; pastorear rebanhos; como cão de guarda para vigiar propriedades ou proteger pessoas; farejar diversas coisas; resgatar afogados ou soterrados; guiar cegos; puxar pequenos trenós e como cão de companhia. Estes são os motivos da famosa frase: "O cão é o melhor amigo do Homem". Não se tem conhecimento de uma amizade tão forte e duradoura entre espécies distintas quanto a do Homem-cão.




Animais

2 comentários:

  1. Eu adooooooorrrrrrroooooooooooo
    Não sei viver sem ter animais. Hoje tenho um gato e um cachorrinho que eu amuuuuuuu de paixão.
    "Quanto mais convivo com os animais, mais questiono o ser humano"
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  2. Cachorro ahhh cachorro é demais, animal gostoso de se ter é divertido, amigo compaheiro e não tem preço, acaba se tornando uma parte de nós como um membro da família, adorável, carinhos e muitíssimo afetuoso, adorei o post, grande beijo Carla.

    ResponderExcluir